quinta-feira, 31 de maio de 2012

Curso de extensão em educação musical

Curso de extensão em educação musical para educadores será formulado em parceria com os Conservatórios


Qua, 23 de Maio de 2012 09:20



Encontro realizado na Magistra conta com a participação de especialistas e professores da área

Educadores dos 12 Conservatórios Estaduais de Música participam nesta quinta-feira (10/05) de encontro na Magistra. Na ocasião, eles vão discutir um plano de curso de formação inicial e continuada, na área de educação musical, para professores da rede pública de educação básica. A reunião começou na última quarta-feira. “Nesse encontro, vamos pegar as experiências que os Conservatórios Estaduais de Música têm e formular um plano de curso para trabalhar de forma criativa e inovadora com os professores das escolas regulares”, destaca Gilbert Gouvêa, coordenador dos Conservatórios.Entre os temas a serem discutidos no encontro estão: os componentes curriculares, a ementa, a carga horária, a metodologia, os procedimentos didáticos, as formas de monitoramento e avaliação e a organização do atendimento a partir das demandas dos candidatos. Todo o trabalho será construído a partir de uma articulação entres os 12 Conservatórios, a Secretaria de Estado de Educação e a Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.Na ocasião, também serão debatidas as possíveis ferramentas de apoio que os participantes poderão contar durante o curso de formação. O Centro de Referência Virtual do professor (CRV) é uma dessas possibilidades para os educadores durante o curso.O Curso de Extensão em Educação Musical será implantado no segundo semestre de 2012. Ele será desenvolvido pelos Conservatórios em módulos semestrais e abordará conhecimentos teóricos e práticos da área musical. “Essa será uma retomada em uma das funções das escolas de música que é a da formação musical”, lembra Gilbert Gouvêa.Em um primeiro momento, os cursos seriam ofertados para professores de Arte, supervisores pedagógicos e estudantes dos cursos de Magistério e Pedagogia. Para a primeira fase estão previstos 50 participantes distribuídos em duas turmas. Ate o final do ano, a previsão é que o curso de extensão atenda a 600 cursistas.

Educadores dos 12 Conservatórios Estaduais de Música participam nesta quinta-feira (10/05) de encontro na Magistra. Na ocasião, eles vão discutir um plano de curso de formação inicial e continuada, na área de educação musical, para professores da rede pública de educação básica. A reunião começou na última quarta-feira.

“Nesse encontro, vamos pegar as experiências que os Conservatórios Estaduais de Música têm e formular um plano de curso para trabalhar de forma criativa e inovadora com os professores das escolas regulares”, destaca Gilbert Gouvêa, coordenador dos Conservatórios.

Entre os temas a serem discutidos no encontro estão: os componentes curriculares, a ementa, a carga horária, a metodologia, os procedimentos didáticos, as formas de monitoramento e avaliação e a organização do atendimento a partir das demandas dos candidatos. Todo o trabalho será construído a partir de uma articulação entres os 12 Conservatórios, a Secretaria de Estado de Educação e a Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.

Na ocasião, também serão debatidas as possíveis ferramentas de apoio que os participantes poderão contar durante o curso de formação. O Centro de Referência Virtual do professor (CRV) é uma dessas possibilidades para os educadores durante o curso.O Curso de Extensão em Educação Musical será implantado no segundo semestre de 2012. Ele será desenvolvido pelos Conservatórios em módulos semestrais e abordará conhecimentos teóricos e práticos da área musical. “Essa será uma retomada em uma das funções das escolas de música que é a da formação musical”, lembra Gilbert Gouvêa.

Em um primeiro momento, os cursos seriam ofertados para professores de Arte, supervisores pedagógicos e estudantes dos cursos de Magistério e Pedagogia. Para a primeira fase estão previstos 50 participantes distribuídos em duas turmas. Ate o final do ano, a previsão é que o curso de extensão atenda a 600 cursistas.



sábado, 26 de maio de 2012

CONSERVATÓRIO / CEMIG 60 ANOS

O Conservatório Estadual de Música de Varginha, participou, no último dia 22, das comemorações dos 60 Anos da CEMIG. A apresentação musical contou com a performance de alunos e professores do Conservatório.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

MARCILIANO BRAGA

Nascido em Pouso Alegre, no dia 21 de Abril de 1864, filho de José Maria Braga e Dona Ambrosina de Vilhena Braga, era casado com Dona Rita Braga de Sá. Chegou à cidade de Varginha, procedente de Pouso Alegre, no dia 15 de Novembro de 1901, atendendo a um convite que o então Vigário da Paróquia, Revmo. Padre José Maria Mendes lhe enviara, a fim de organizar aqui uma corporação musical para serviços religiosos, o que foi executado logo após a sua chegada, tendo dado à referida corporação o nome de “Santa Cruz”. Exerceu o cargo de fiscal municipal na presidência do Cel. Antônio Justiniano de Rezende Xavier e do Cel. Joaquim da Silva Bittencourt. Em 1906, foi nomeado Professor da Escola Municipal, e, mais tarde, professor da Escola que a Liga Operária Varginhense mantinha. Em 1910, recebeu uma portaria do Revmo. Bispo de Campanha, D. João de Almeida Ferrão, nomeando-o ‘Mestre da Capela’ da Igreja Matriz local. Foi um dos mais fecundos compositores musicais do Sul de Minas; dentre as suas inúmeras gravações destaca-se a “Chave de Ouro”, valsa escrita em 1912, e gravada por diversas casas de música da capital. Foram seus alunos de música os Senhores Doutores José Marcos, Alaor Barbosa Nogueira, Manoel Rodrigues, e os Senhores José Fenocci, Miguel Leônidas, José Fortunato de Almeida, Jayme Bittencourt e muitos outros. Marciliano Braga foi colaborador do Jornal “A Pátria”; membro da comissão que construiu a Igreja Matriz, a Igreja do Rosário e reformou a Capela Santa Cruz. Foi ainda Regente da Banda de Música do Colégio São Luiz de Elói Mendes e lecionou música no Ginásio Sagrado Coração de Jesus. Foi professor de música do Revmo. Cônego Lauro, do Monsenhor Felipe e do Cônego Aristides de Oliveira. Marciliano Braga compôs em diversos gêneros musicais como: valsas, tangos, sambas carnavalescos, marchas, maxixe, além de composições para piano, música para canto coral e uma missa completa.

Faleceu no dia 8 de abril de 1933, em Varginha. O seu enterro, realizado no mesmo dia, teve grande participação de amigos. À beira do túmulo falou, comovendo o auditório, o jovem Dr. Joaquim Severino de Paiva.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Show do Conservatório no Teatro Capitólio

Alunos do Conservatório realizam show nesta quarta-feira


Os alunos e professores do Conservatório Estadual de Música em Varginha (CEMVA) farão uma apresentação no teatro Capitólio nesta quarta-feira (16). O show será de músicas populares de vários estilos executadas com violão, guitarra, contrabaixo e bateria. A entrada é um quilo de alimento não-perecível.

CEMVA - pequeno histórico

Conservatório de varginha cada dia atende mais pessoas.

Horario Publicado às 16:47 Author Redação Category Cultural Tags

Conservatório Estadual de Música de Varginha

Fundado em 1985, o Conservatório surgiu a partir de um projeto apresentado pelo Sr. Mauro Carvalho, regente da Banda de Música Municipal, ao então prefeito Dilzon Melo, que visava à criação de uma escola de música na cidade. Como não era viável para a prefeitura, levaram o projeto ao governador do Estado Hélio Garcia, que o aprovou. Então não houve um fundador, mas sim uma ação conjunta, dos Srs., Mauro Carvalho, Dilzon Melo, Lidia Maria Braga Forest (Diretora da Superintendência Regional de Ensino), Maria da Graças Ferreira (Formalizou o projeto), Arima Albuquerque Regina Diretora do Colégio Coração de Jesus. (Cedeu o espaço), Dalva Resende (professora de piano) e da Sra. Maria de Lourdes Lages Freitas (Inspetora Escolar).

Atualmente, os responsáveis pelo conservatório são Adílson Ferreira, diretor, Lúcio Gomes e Maurilio Kobel, vice-diretores. O conservatório conta com sessenta professores e aproximadamente dois mil alunos. Para fazer parte do corpo docente (professores) do conservatório, é necessário ter Licenciatura Plena em Música com Habilitação no Instrumento que deseja lecionar, e para ser aluno, é necessário apenas um exame de seleção através de teste de aptidão. O período de seleção é entre Outubro e Novembro e a idade mínima para ingressar no conservatório é seis anos. Em média os cursos duram nove anos.

Quem mantém a instituição é o governo do estado, que conta também com verbas específicas, gerenciadas pela Caixa Escolar. Como o Conservatório é uma escola Estadual a participação do Governo através da Secretaria de Educação é efetiva. É o Governo que determina todas as diretrizes do conservatório e faz a manutenção dos funcionários e bens patrimoniais através de verbas. O município cede o prédio e arca com as despesas de água e luz.

O conservatório de Varginha é uma referência tanto para alunos quanto para professores. Atende alunos de todas as idades, sendo que vários se deslocam de cidades distantes. Possui um quadro de especialistas de alta competência no setor pedagógico, assim como os funcionários da secretaria e do serviço de apoio. O nível dos professores é dos melhores, contando com vários músicos profissionais que atuam por todo Brasil ao lado de artistas nacionalmente e internacionalmente conhecidos.

Nesse período de existência o Conservatório já formou músicos que estão se destacando no cenário musical brasileiro e mundial, atuando tanto como instrumentistas quanto lecionando. Podemos citar um ex-aluno que hoje é professor na Universidade de Karlshure na Alemanha, outro que atua como Flautista na Orquestra filarmônica de Minas Gerais, e o violonista Fernando Lima do Duo Siqueira Lima.

Atualmente o Conservatório desenvolve os seguintes projetos:

- Concurso Estímulo ao piano

- Semana do Violão

- Festival Interno de Teatro (Fitcons)

- Camerata

- Orquestra Experimental

- Grupo de Choro Canarinho Teimoso

- Calama (grupo de Flauta doce)

- Banda de Concertos.

- Coral Viva Voz

- Coral Cênico Cantus

- Cinema no Conservatório

Projetos fora do Conservatório:

Aulas de Musicalização na APAE de Varginha

Projeto em Poço Fundo – MG onde o Conservatório disponibiliza um professor semanalmente para aulas de música e coordenação da banda local

O funcionamento do Conservatório é de segunda a sexta nos períodos da manhã, tarde e noite.


por Maurílio Marques Kobel (vice-diretor do Cemva) para o DIÁRIO DO PONTAL :

http://www.diariodopontalonline.com.br/cultural/conservatorio-de-varginha-cada-dia-atende-mais-pessoas/

sábado, 12 de maio de 2012

Conservatório de Varginha homenageia mães!

Você repórter: Conservatório de Varginha homenageia mães!

maio 11th, 2012

A leitora Mônica enviou-nos fotos das apresentações no Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga, em Varginha. Alunos e professores prestaram homenagem às mães. Houve Recital de Flauta Transversal e Violino e apresentação da Orquestra Experimental do Conservatório, regida pela professora Daniela Abreu. “Quem ainda não viu precisa assistir, pois é simplesmente maravilhoso!”, disse Mônica.

Jovem aluna do CEMVA brilha em apresentação

Pequena pianista surpreende diretores de escolas estaduais

Sarah Majarowsky é aluna do conservatório de Varginha e se apresentou durante reunião de diretores na Superintendência de Varginha

A pouca idade não foi, de forma alguma, um fator que pudesse inibir a pequena Sarah Majarowsky, de apenas 12 anos, subir ao palco e executar ao teclado, com desenvoltura, três peças musicais de grandes compositores. A apresentação foi destinada a uma plateia atenta formada por diretores de escolas estaduais e também pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, na última sexta-feira (04/05).

Sarah é aluna do Conservatório Estadual Maestro Marciliano Braga, em Varginha, está participando do concurso Lang Lang Berlin, que levará crianças de 7 a 14 anos de vários países para tocarem ao lado do pianista chinês Lang Lang, em um concerto na capital da Alemanha. Assim como pedia o regulamento do concusro, ela enviou um vídeo interpretando uma das três partituras propostas. Acabou sendo escolhida pela votação de internautas, que selecionou também outras crianças que passarão por um júri formado por três profissionais da música. O júri escolherá, no próximo dia 10, cinco pequenos pianistas brasileiros que irão a Berlim.

sarahmajarowsky01escolhida
sarahmajarowsky01escolhida

Sarah recebeu atenção especial de seu professor no conservatório, Francis Vilela, para se preparar para o concurso. E os dois não mediram esforços na hora de se inscrever: decidiram escolher logo a partitura considerada mais difícil, “Momento Musical nº 3”, de Franz Schubert, compositor austríaco do fim da era clássica. Sarah teve pouco tempo para ensaiar, pois ficou sabendo do concurso, pelo professor, a apenas um mês de encerrarem as inscrições. Mas isto não foi um problema. Acompanhada de Francis, treinou três vezes por semana e três horas por dia. Em casa, aproveitou para passar a partitura. Em apenas uma semana, já tinha aprendido toda a composição. “Quando eu vi a música, achei que não ia conseguir. Agora, sei que posso aprender qualquer música”, comemora Sarah.

Já o professor não duvidou do talento de sua aluna e foi dele a responsabilidade por escolher a peça de Schubert. “É uma peça difícil, dentre as três propostas. Escolhi por ser a mais original.” Para Francis, exemplos como o de Sarah são motivadores e são também uma amostra do bom trabalho dos conservatórios estaduais de música: “Nosso exemplo pode motivar outras crianças, alunos e professores. Os conservatórios são uma oportunidade de ensino e aprendizado lúdica, sem abrir mão da disciplina.”

Programação do Cinema no CEMVA

Desde o dia 23/03 o Conservatório de Música de Varginha apresenta todas as Sextas-feiras às 19Horas uma sessão de cinema com entrada franca e aberta a toda a comunidade. Até hoje os filmes exibidos foram os seguintes (do último para o primeiro):


10. "O Garoto" - Charles Chaplin -

Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que quando descobrem o bebê o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra o bebê. Inicialmente ele quer se livrar da criança, mas diversos fatores sempre o impedem e gradativamente ele passa a amá-lo. Paralelamente a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado tem um choque, pois muito provavelmente ela nunca mais verá sua criança. (15/06)


9. "Noel - Poeta da Vila" - Aos 17 anos Noel Rosa (Rafael Raposo) é um jovem engraçado, que possui um defeito no queixo e gosta de improvisar quadras debochadas para os amigos. Noel estuda medicina e toca numa banda regional, com outros garotos do bairro. Noel gosta da companhia de operários, negros favelados e prostitutas, com quem rapidamente faz amizade. Até que um dia conhece Ismael Silva (Flávio Bauraqui), compositor que o desafia a compôr um samba. Noel usa uma paródia ao Hino Nacional para compôr "Com Que Roupa?", que faz grande sucesso nas rádios de todo país. A partir de então ele se dedica de vez ao mundo do samba, mudando a história da música popular brasileira. (01/06)


8. "Vem Dançar" - Diririgido por Liz Friedlander - Pierre Dulaine (Antônio Banderas) é um dançarino profissional, que se torna voluntário para dar aulas em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta os métodos clássicos, mas ao encontrar resistência dos alunos interessados apenas em Hip Hop, acaba contornando a situação, e do confronto nasce um novo estilo de dança.


7. " Sócrates" Socrate; Roberto Rossellini; 1971-Título: Sócrates (Socrate)
Ano: 1971- Diretor: Roberto Rossellini - Produção: Espanha, Itália, França.

Tema: Biografia do filósofo ateniense. Destaque para diálogos:"Apologia", "Críton" e "Fédon".

O ateniense Sócrates nasceu por volta de 470 AC e não deixou nada escrito. Nem mesmo tinha essa paixão por livros que costuma ocorrer nos grandes sábios. Tudo o que sabemos sobre ele está nos escritos de seus alunos, principalmente Platão e Xenofonte. Sua contribuição para a humanidade é inestimável. Iniciou uma tradição que influenciou as mais positivas ações humanas e ajudou a construir um ideal de valores que norteia boa parte do mundo civilizado há quase 2500 anos.

Roberto Rossellini (Roma, 8 de maio de 1906 — Roma, 3 de junho de 1977) foi um diretor de cinema italiano. Rossellini foi um dos mais importantes cineastas do neo-realismo italiano.
1945, Prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Cannes com o filme Roma, città aperta (18/05)

6. "O incrível Exército de Brancaleone" - O filme recebeu prêmios como o do Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema (Itália); Prêmio Fita de Prata de Melhor Fotografia; Prêmio Fita de Prata de Melhor Figurino; Prêmio Fita de Prata de Melhor Trilha Sonora e indicações para o Festival Internacional de Cannes (França) e para o Prêmio Palma de Ouro (Mario Monicelli).

A história ocorre no ano 1000 D.C., quando um bravo cavaleiro parte da França para tomar posse das terras a que tem direito. No caminho, é assaltado e assassinado por um grupo de foras-da-lei que, de posse da escritura que o cavaleiro carregava, decidem se apossar das referidas terras. Para isso, eles necessitam de alguém que consiga se passar pelo cavaleiro morto e acabam encontrando a pessoa perfeita no atrapalhado Brancaleone.Começa, assim, uma grande aventura, onde Brancaleone, no lombo de um pangaré chamado Aquilante, e seus homens enfrentam os mais diversos perigos: a peste negra, os sarracenos, os bizantinos e bárbaros de toda espécie. (11/05)


5.“O Concerto”- filme do renomado maestro Andrei Simoniovich Filipov (Alexei Guskov) foi demitido da orquestra de Bolshoi, mas seguiu trabalhando por lá como auxiliar de limpeza. Um dia, ele acaba descobrindo que o Bolshoi foi convidado para tocar no Châtelet Theater, em Paris, e decide reunir seus antigos amigos para tocar no lugar da atual orquestra. (27/04)


4.Jeca contra o Capeta (1975) filme concebido como uma paródia declarada do longa-metragem "O Exorcista", provando que os sucessos internacionais do horror poderiam ser uma fonte de piadas. O fime é dirigido por Pio Zamuner (1935-) e estrelado pelo produtor/ator Amácio Mazzaropi (1912-1981). (20/04)


3. "Cantando na Chuva" - história do casal de atores Don e Kathy Selden. Kathy trabalha de dubladora, com a ajuda de Don, eles fazem de tudo para que seu talento seja finalmente reconhecido. (13/04)


2.“Luzes da Cidade” - história de um vagabundo (Charles Chaplin) que impede um homem rico (Harry Myers), que está bêbado, de se matar. Grato, ele o convida até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente. Paralelamente, o vagabundo se interessa por uma florista cega (Virginia Cherrill), a quem tenta ajudar a pagar o aluguel atrasado e a restaurar a visão. Só que ela pensa que seu benfeitor é, na verdade, um milionário. (30/03)


1.“Shine: Brilhante” - Drama que conta a história real de um garoto australiano que consegue entrar numa academia de música. Mas os desafios da vida o levam a um desequilíbrio mental. ( 23/03)


Projeto CINEMA NO CEMVA

CINEMA NO CEMVA

O Projeto CINEMA NO CEMVA nasceu por iniciativa da nova direção da escola que assumiu suas funções no início do ano de 2012. Direção esta, que nos planos de ampliação e modernização das ações do Conservatório entende que nos aspectos que dizem respeito à cultura geral do aluno e da comunidade, o cinema é um veículo importantíssimo para ser usado como ferramenta neste alargamento cultural, mesmo porque inúmeros filmes associam-se intimamente com a arte musical, não só porque a música já faz parte estrutural da arte cinematográfica em suas trilhas sonoras, mas também por abordar temas como biografias de compositores e músicos, importância da música como elemento de socialização e terapêutico, entre outros inúmeros assuntos direta ou indiretamente ligados à arte musical. À parte isso o cinema é fundamentalmente "Ars gratia artis" (arte pela arte), e assim sendo proporcionará sempre prazer e ampliação do universo estético do indivíduo. Vislumbrando estes objetivos o CEMVA proporcionará, com entrada franca, aberta aos alunos e a toda comunidade uma sessão de cinema semanal. Os filmes serão divulgados com antecedência e apresentados no auditório do Conservatório de Música de Varginha todas as Sextas-Feiras às 19H. A direção do Conservatório e todos os professores e demais funcionários deste estabelecimento de ensino, contam com a presença e o apoio de todos para que mais esta atitude em prol do lazer e da cultura em nossa cidade tenha sucesso garantido.

F.C.Castro