terça-feira, 17 de julho de 2012

RECITAL DE CRAVO

RECITAL DE CRAVO HOJE 17 DE JULHO 20h e 30min : TERÇA-FEIRA

Local: MUSEU de ARTE SACRA em São João Del Rei - MG

Antônio Carlos de Magalhães.
Belo Horizonte


Pianista e cravista, estudou licenciatura em Piano na Escola de Música da UFMG. Bolsista do I Festival Internacional de Cravo em Porto (Portugal), é pós-graduado em Práticas Interpretativas em Música Brasileira pela Escola de Música da UEMG. Atualmente, é diretor artístico do Programa Segunda Musical da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.
O concerto abrangerá um repertório de música brasileira produzida no sécs. XVIII e XIX. Originalmente compostas para coro e orquestra, algumas músicas foram transcritas pelo músico para cravo e teclado.
www.culturamineira.com.br/acdemagalhaes
Local: Museu de Arte Sacra

EM BREVE: O pianista e cravista Antônio Carlos de Magalhães se apresentará no CEMVA. (Informações Profº Lúcio Gomes)

VivaMúsica!

VivaMúsica!

Já está circulando o Anuário VivaMúsica! 2012. Grandes novidades são a inovação na forma de consulta das listagens de organizações e pessoas que atuam no mercado de clássicos brasileiro e também o dossiê "Cidadania sinfônica", com reportagem e mapeamento de projetos sociais que ensinam instrumentos sinfônicos no Brasil.

O livro alcançou o número recorde de 344 páginas, um marco histórico.

Esta é a 14a edição do Anuário VivaMúsica!, o guia de negócios da música clássica do Brasil.

O Anuário tem edição bilíngüe (português-inglês) de forma a atender leitores brasileiros e estrangeiros, em mais de 70 países.

Avisamos os professores e alunos do Conservatório que já recebemos o Anuário 2012 que se encontra disponível na Biblioteca.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

HOMENAGEM PÓSTUMA À DALVA RESENDE



Estamos todos de luto. Faleceu nesta tarde (15/07/2012), Dalva Resende, nossa querida amiga, professora, e diretora do CEMVA durante aproximadamente 10 anos. Nós que tivemos o privilégio de conhecê-la de perto, e por tantos anos, sabemos que Dalva foi uma destas pessoas raras. Destas que se quisermos vasculhar a memória para achar alguma coisa negativa, alguma atitude reprovável em sua conduta, sabemos que é trabalho em vão. E ainda bem que o é. Nem todos podem sair da vida desta forma: causando tristeza geral. Verdade é que já estava doente havia uns poucos anos, e por isso a sua morte não causa o desespero da morte inesperada, mas sim uma sensação de alguém que repousa após uma dura batalha. Todos nós do Conservatório queremos através deste texto abraçar os familiares da nossa amada Dalvinha, e abraçar-nos uns aos outros, pois muitos de nós fomos um pouco filhos adotados por ela, tanto em tudo que nos ensinou de música, quanto no muito que nos ensinou da vida. Mas não dando lições orais e sim exemplos. Exemplos de como ser educada, de como respeitar a todos, de maneiras de se “dar um jeitinho”, para que um professor não saísse nunca prejudicado. Exemplo de como ralhar quando necessário, mas com um sorriso nos lábios e nos olhos que mostrava um amor e uma amizade maior que qualquer advertência que pudesse nos fazer como alunos, como professores ou como amigos.

Não pedi licença a nenhum de meus colegas do Conservatório, nem aos familiares de Dalva para escrever e publicar estas palavras. Mas penso que todos que a conheceram bem, compartilham delas. Os mais novos entre nós no CEMVA, podem ler e conhecer um pouco desta mulher que foi tão importante para nossa escola desde a sua fundação. E tão importante para a cultura musical de nossa cidade muito antes de existir o Conservatório.

Se eu fosse contar as inúmeras histórias que vivi, ou que nós vivemos ao lado da nossa querida Dalva Resende, não acabaria mais. Falta dizer muita coisa e esta pequena homenagem à memória de nossa mãe, professora e amiga já nasce fadada a ser incompleta, e porque incompleta, é injusta. Mas quero terminar lembrando algo que nem precisaria se lembrar, mas que penso ser bom ressaltar. Dalva teve sempre participação ativa na Igreja como musicista, devota e colaboradora com a fé que abraçou durante toda sua vida: a fé católica. Por isso penso também que ela tinha a data da partida marcada para sete dias atrás, no mesmo vôo e na cadeira ao lado do Cardeal e Arcebispo emérito, Dom Eugênio Sales. Mas... Ela se atrasou.

Flavio Caldonazzo

quarta-feira, 11 de julho de 2012

CAPACITAÇÃO PARA SECRETÁRIO DE ESCOLA OU ATB




















O Conservatório Estadual de Música Maestro Marceliano Braga de Varginha

Sediou nos dias 10 e 11 deste mês de Julho de 2012, o curso de capacitação realizada pela SEE/SNP para Secretário de Escola ou ATB. O Encontro foi muito positivo e significou um importante passo para melhoria dos serviços prestados por estes profissionais nas Escolas.

“Adorei o curso. A receptividade de todos foi excelente. A acolhida do Conservatório foi perfeita e maravilhosa a boa vontade do Diretor Adilson Ferreira. O espaço atendeu de forma completa as nossas necessidades, tanto no aspecto físico quanto no que se refere aos equipamentos disponibilizados pelo CEMVA. O curso vai dar uma visão mais ampla para todos os funcionários, secretários ou ATBs, colaborando para melhoria dos serviços”

Marcia Coelho Pinto Domingues Marques - SEE/ BH -

“representa também uma valorização para os servidores e dos serviços prestados pelos secretários e ATBs”

Completou Jordana Domingos Ferreira – Analista Educacional – SRE – Pouso Alegre

“O encontro foi ótimo e as palestrantes, Márcia e Jordana, esclareceram muitos pontos sobre assuntos gerais de pessoal”

Leonora de Oliveira Andrade.

“Para as Escolas foi muito proveitoso o curso”

Wanderley Campos – SRE- Setor Aposentadoria.

“O curso foi muito bom, muito esclarecedor principalmente a parte referente à Aposentadoria dos Servidores”

Alessandra Milene da Silva – ATB- Escola Domingos Chaves – Varginha.

“A capacitação foi excelente e contribuiu muito para melhoria do trabalho das Secretárias e ATBs”

Rosalba Cunha – Escola Afonso Pena- Varginha



sexta-feira, 6 de julho de 2012

AUDIÇÃO DE ALUNOS DE CANTO



Grandes Números De Música Popular e Erudita


No dia 03 de Julho de 2012 no Auditório do CEMVA, às 19:00h

Apresentaram-se os alunos de canto dos professores:

Profª Carol Carolo

Profª Lílian Sales

Prof. Mauro Marques

Profª Vivian Peloso


O Programa foi muito variado, contendo músicas brasileiras e internacionais, sempre peças de reconhecido valor . Os alunos se dedicaram na apresentação demonstrando seus talentos e empenho para uma realização artística de qualidade.


A récita contou ainda com a participação dos professores:

Eduardo Dias: Piano

Francis Vilela: Piano

Marli Tiso: Piano

Adercângelo Adépio: Violão

Mauro Marques: Saxofone

A apresentação teve também a colaboração especial do aluno Rafael na flauta transversal.