quinta-feira, 8 de junho de 2017

A Arte de Criar Música no Computador

    





  
  





Projeto é uma idealização do Prof. Marcos J. Bichara, em parceria e pesquisa com os Alunos e Professores interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos nas tecnologias atuais que nos auxiliam na aprendizagem da música. 
    
Os trabalhos são direcionados em digitalizar/elaborar partituras, criação de arranjo, playback’s, conhecimento dos diversões instrumentos virtuais, recursos de estúdio de gravação como efeitos e ferramentas virtuais para elaboração de um trabalho finalizado, como uma partitura impressa com qualidade profissional ou mesmo uma gravação em um Cd/Dvd por exemplo. 
    
Assim, são realizadas gravações tendo uma linha melódica como referencia ou somente os arranjos (base) para que a música fique completa; o aluno pode ter o arranjo pronto e executar seu instrumento “em cima” do arranjo.      Neste seguimento os alunos aprendem como funciona um estúdio de gravação e todos os equipamentos básicos utilizados como: mesa de som, microfones, diversos tipos de cabos e conectores, conexão da mesa de som ou periféricos no computador, softwares e hardwares necessários para gravação e finalização de um trabalho, seja didático ou profissional.          Enfim, nosso trabalho se refere as formas de tecnologias envolvidas com a músicae ao uso de dispositivos e softwares para as etapas de composição, gravação, armazenamento e execução de música. 

A simples possibilidade de passar as notas de uma composição musical para um papel, ou propagar vozes através de um microfonesão consideradas tecnologias aplicadas na música.
    
Tecnologias essas que avançaram de tal maneira que, quando comparadas com o leque de recursos que existem hoje, passam despercebidas. Uma vez que os equipamentos atuais nos permitem produzir músicas completas utilizando apenas alguns botões. Enfatizando que, quanto mais conhecimento musical/teórico o aluno possuir, mais elaborado e completo será seu trabalho!

Os procedimentos acontecem todas as segundas-feiras no horário de 19:50h as 21:40h na sala B20 (Multimeios). Nas ocasiões são apresentados vários Softwares musicais como o Finale, Audacity, Band In A Box, Sonar, Sibelius entre outros, como também orientações acerca da finalidade e funcionamento de cada um.

Para auxiliar na aprendizagem várias apostilas e tutoriais didáticos foram elaborados pelo Prof. Marcos, para que todos tenham uma aprendizagem agradável, simples e objetiva.


Nenhum comentário: