quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Auditório Dalva Resende


Um pouco de história:
O conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga foi fundado em Varginha em 1985. Foi uma inestimável conquista do trabalho paciente e dedicado da professora Dalva Resende, reconhecida musicista varginhense, falecida em julho de 2012. 

Dalva não poupou esforços na busca na montagem do projeto pedagógico e do processo de orientação dos passos iniciais do Conservatório de Varginha. E, assim, com os anos, o conservatório cresceu e, sob a administração da diretora e professora Dalva Resende, foram implantados novos cursos, foi ampliada a contratação de professores e incentivada a prestação de serviços à comunidade. Começa aí uma grande aventura e uma bela história de incentivo e amor à Música em Varginha. Arte e Música sempre oferecidos à comunidade e ao povo da cidade. 

Desta forma, hoje, o Conservatório, através de sua diretoria atual, deliberou prestar homenagem a personagem tão importante à sua História, como forma de ser sempre lembrada, deixando evidenciados seus méritos culturais e pessoais. Para a concretização da pretendida homenagem, a diretoria decide nominar o auditório da conservatório como “Auditório Dalva Resende”, para demonstrar todo merecido apreço e serviços prestados pela excelentíssima professora, supervisora e diretora desta instituição. 

Para tal realização, foi idealizado um novo projeto arquitetônico para o auditório com a revitalização do teto (que sofre com infiltrações e goteiras em períodos chuvosos), da pintura, do piso do palco, das cadeiras, das cortinas, adequação da rampa do hall de entrada para melhor acessibilidade. Depois dos reparos e da revitalização pretendida e tão necessária, o auditório estará pronto para a tão esperada e merecida homenagem, estando a sua inauguração marcada para outubro de 2017.

E chegamos à outubro de 2017!

Uma justa homenagem vem sendo feita pelo Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga à reconhecida musicista varginhense Dalva Resende.
As atuações de Dalva Resende como professora e diretora foram marcantes e tornaram parte integrante da história do CEMVA.

Professora, dedicou grande parte de sua vida à esta casa. Sua orientação musical oferecida aos alunos era impecável. Diretora, ampliou os cursos, contratou professores e levou a cultura musical além dos limites da escola, estendendo-a a todos os varginhenses.
Todos que tiveram a oportunidade de conviver com essa singular mulher reconhecem seus esforços e suas realizações de amor avançaram no tempo e são percebidas até hoje pelas salas do Conservatório.

Em 2012, o Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga, em Varginha, no Sul de Minas, perdia uma das suas personalidades mais emblemáticas. 

Então, para homenagear essa figura talentosa e empreendedora, a diretoria atual do Conservatório decidiu nomear o seu auditório como “Dalva Resende”. 

A principal sala do Conservatório que vai levar o seu nome tem um novo projeto arquitetônico. O Auditório foi revitalizado, com nova calçada, fachada, e rampa do hall de entrada para melhor acessibilidade.

No dia 26 de outubro, para marcar a inauguração do espaço, haverá uma solenidade especial: um cronograma de atividades está sendo cumprido, com diversas atrações e performances de alunos e professores, que incluem até um tradicional concursomusical.
Na ocasião, o renomado pianista Flávio Augusto, ex-aluno da professora Dalva Resende, fará um recital de inauguração do auditório e a abertura do VIII Concurso de Piano.
O Conservatório de Varginha espera resgatar assim o legado da musicista Dalva Resende que, que como professora, diretora e varginhense imprimiu sua marca na história da música e da cultura da cidade através de suas atividades no CEMVA.


O corpo diretor do Conservatório, professores, funcionários e alunos convidam toda a comunidade para prestar conosco essa justa homenagem!


OBS:.  Para o leitor ou a quem mais interessar, deixamos abaixo os links das diversas etapas deste trabalho feito a muitas mãos, para que possam conferir e entender a importância do projeto!



Documento 1 - Cronograma do auditório: https://drive.google.com/file/d/0Bzzi7FJb3SwOMHNpc2w0MW1mOHM/view?usp=sharing
Documento 2 - Cronograma de Revitalização:
https://drive.google.com/file/d/0Bzzi7FJb3SwOeUZiNHlXSnR0NUk/view?usp=sharing 
Documento 3 - Apoiadores e Patrocinadores:
https://drive.google.com/file/d/0Bzzi7FJb3SwOSERoNm1pa01Bcjg/view?usp=sharing

Nenhum comentário: